Plano de curso 9 ano
1. JUSTIFICATIVA
A qualidade de ensino consiste, entre outros fatores, na preocupação do professor com o conteúdo programático o qual irá oferecer subsídios aos alunos para um melhor conhecimento da ciência em pauta. (A elaboração desse programa (abaixo mencionado) veio reforçar essa preocupação e também tentar engajar-se no programa do exame nacional do ensino médio (ENEM), que vale ser salientado, o seu engajamento no programa do MEC
2. OBJETIVOS:
2.1 GERAIS:
Analisar a química no contexto da ciência moderna, conscientizando o aluno da sua importância e da sua aplicabilidade no cotidiano, Obtendo noções de química como ciência da vida, caracterizando a composição dos materiais quanto às transformações que eles podem vir a sofrer relacionando os conceitos da mesma ao dia a dia do aluno à realidade da vida. C ompreender as constituições microscópicas da matéria, criando uma consciência sobre os problemas ambientais.
2.2 ESPECIFICOS:
Operar, em situações-problema, com os conceitos das propriedades gerais e específicas (densidade, condutividade, solubilidade, temperatura de fusão, temperatura de ebulição, calor específico), conhecendo a sua importância. Conceituar substância pura e mistura, bem como distinguir esses diferentes tipos de matéria por meio de propriedades específicas. Conceituar e distinguir misturas homogêneas e heterogêneas. Identificar as diferentes terminologias para água tais como água destilada, água bidestilada e água deionizada. Identificar e utilizar os processos mais comuns de separação de misturas, bem como a instrumentação básica para realizar essas operações.
Conhecimento das diversas teorias (modelos) sobre a estrutura eletrônica do átomo, desde as contribuições de Dalton até a teoria de Bohr. Compreender as diferentes espécies de matéria (substâncias) e a sua constituição em unidades básicas denominadas de átomos.