Plano de cuidados de enfermagem
DEPARTAMENTO DE SAÚDE – DS
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
PLANO DE CUIDADOS
DE ENFERMAGEM
JEQUIÉ/BA
ANDREI NUNES DA SILVA
PLANO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Processo de Enfermagem apresentado para avaliação na disciplina Estágio Curricular Supervisionado II, do curso de Enfermagem, IX Semestre, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, sob orientação dos professores JEAN.
JEQUIÉ/BA
2012
TRAUMA DE FACE
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS, 2010), os traumas estão entre as principais causas de morte e morbidade no mundo. A cada dia, 16.000 pessoas morrem em decorrência de trauma
Dentre os diversos tipos, o trauma de face destaca-se pela sua importância, uma vez que apresenta repercussões emocionais, funcionais e possibilidade de deformidades permanentes (Shepherd, 1997). Além disso, representa 7,4% - 8,7% dos atendimentos efetuados na emergência (Barker,2003).
A grande quantidade de lesões na face deve-se à enorme exposição e à pouca proteção desta região o que acarreta freqüentemente lesões graves. As lesões da cabeça e da face podem representar 50% de todas as mortes traumáticas (Mackenzie, 2000). Trata-se de um trauma de abrangência multidisciplinar, envolvendo principalmente as especialidades de cirurgia geral, oftalmologia, cirurgia plástica, bucomaxilofacial e neurocirurgia (Botter, 2005).
Ressalta-se que o procedimento cirúrgico precoce no trauma de face oferece os melhores resultados, além de contribuir para promover a volta do paciente, mais rapidamente, às atividades profissionais e ao convívio da família (Dutton, 1991).
HISTÓRIA
15/10/2012 - S.E.S, paciente deu entrada a unidade de emergência do HGPV vítima de acidente com motocicleta no dia 28 em via pública, encontrado na maca do corredor do PS, sem acompanhante, apresentando sutura em face com cicatrização de primeira intenção, cefaleia e dor em região da mandíbula proveniente de trauma em face.