Plano de Crise
Crises são situações desconfortáveis que tiram os envolvidos da estabilidade e exigem que providências sejam tomadas para que a normalidade seja restaurada.
O enfrentamento de crises faz parte da vida de cada um de nós, com maior ou menor frequência e em diferentes níveis de intensidade e de repercussão. Assim sendo, somos obrigados a gerenciá-las, no firme propósito de reduzir possíveis danos.
O plano de crises somente será utilizado em situações especiais. É o melhor instrumento para que a instituição reaja rapidamente a uma crise, tome medidas imediatas para controlar os danos e reconquiste a confiança do público. Tê-lo em mãos, permite que se considerem aqueles fatores que se farão invariavelmente presentes, e que não seriam levados em conta, em sua plenitude, em um ambiente de forte tensão.
2. Plano de comunicação de Crise
“Não espere por uma crise para descobrir o que é importante na sua vida.”
Platão
Para nossa empresa, crise é qualquer fato que fuja à normalidade operacional, prejudicando ou interrompendo o atendimento aos clientes e acarretando prejuízos à imagem.
Segundo levantamento realizado, o assunto que gera maior preocupação é intoxicação alimentar em um de nossos clientes.
Poderemos passar também pelas crises de conteúdo político, aquelas que nascem dos problemas do próprio tempo e que pressupõem que os posicionamentos sejam unos, coerentes, verdadeiros, como também precisam ser eficazes os meios para divulgação.
É sabido que problemas sempre existem, mas a nossa missão é comunicar o que estamos fazendo para resolvê-los.
As crises de Comunicação hoje se converteram em protagonistas centrais do relacionamento das organizações com a mídia. O planejamento de ações práticas e coordenadas, tais como a organização do fluxo de informações, a apuração coerente dos dados e a qualificação dos porta-vozes, exige cada vez mais capacidade de gestão por força da multiplicidade de meios e rapidez da informação em rede. O uso