plano de controle
Uma etapa importante do processo para o planejamento de qualidade é o desenvolvimento de um Plano de Controle. Um Plano de Controle é uma descrição estruturada e formal do sistema para um produto e para os processos de controle.
Um único Plano de Controle pode ser aplicado a um grupo (ou uma família) de produtos, que são produzidos pelo mesmo processo na mesma fonte. Se necessário, esboços e croquis podem ser anexados ao Plano de Controle para fins ilustrativos. Em suporte a um Plano de Controle, as instruções de monitoramento de processos e seus padrões devem ser definidos e utilizados, de forma integrada e contínua.
Plano de Controle - para que serve?
O Plano de Controle descreve as ações que são necessárias em cada etapa do processo, incluindo o recebimento da matéria-prima, o material em processamento e o produto do processo, assim como as atuações planejadas para garantir que todo o processo esteja sob controle.
Durante os ciclos regulares de produção, o Plano de Controle oferece os métodos de controle e monitoramento de processos que serão utilizados para controlar características. Por termos como expectativa que os processos sejam atualizados e melhorados continuamente, o Plano de Controle também reflete uma estratégia responsável para essas mudanças e novas condições dos processos.
QL - 121 9
2.4 Plano de Controle X TGP (Tabela de Garantia do Processo) - diferenças
Se ocorrerem falhas em nossas atividades, devem ser elaborados padrões que evitem a repetição das mesmas falhas. Na verdade, nós devemos nos preocupar em evitar falhas “possíveis” que ainda não ocorreram.
A TGP, de forma semelhante ao Plano de Controle, possui como foco o processo. De fato, a TGP é um dos tipos dos chamados padrões de processos da Gerdau, nos quais as informações a respeito de um dado processo são registradas. Ambos os documentos descrevem e prescrevem o processo correto e planejado que deve ser executado na empresa, mas com algumas diferenças em cada