Plano de controle de emergência (pce)
1. Objetivos
Estabelecer procedimentos para seguidos mediante ao acontecimento de alguma emergência ou acidente. Evitando principalmente os danos ao ambiente e a saúde humana, além de perdas materiais.
2. Introdução
Para se prever os riscos da área da saúde, é importante avaliar todas as etapas do processo e os materiais utilizados. Sendo os riscos iminentes a todos, devemos deixar todos os equipamentos prontos para uso, como kits primeiro socorros, extintores de incêndios, bolsas de soro, entre outros, devidamente sinalizados, dentro da data de validade e com instruções de uso para que qualquer pessoa possa facilmente remediar o problema. Devemos ter também pessoal treinado no local, bem como brigada e incêndio capacitada e enfermeiros no local. A rota de fuga deve ser bem sinalizada, e deve haver quadros informativos dessa rota em cada setor.
3. Definições 4.1 O que é EMERGÊNCIA?
A emergência é uma situação crítica ou acontecimento perigoso e fortuito, que pode ocorrer em diferentes níveis de importância. Em diversos contextos as Emergências Ambientais podem colocar em risco as vidas humanas, o meio ambiente, a saúde pública, os bens vulneráveis e as atividades sociais e econômicas, sendo que uma resposta rápida a estes eventos indesejados pode ser um fator muito relevante para a redução dos impactos potenciais. A emergência decorre de um acidente ou a iminência de ocorrência de acidente com danos ambientais oriundas de atividades industriais, de serviços de saúde, transporte de produtos e resíduos perigosos e infra-estrutura envolvendo produtos químicos perigosos. Como exemplo podemos citar: Colisões e tombamento de veículos; vazamento de resíduos infectantes; explosões; derramamento de qualquer tipo de óleo.
4.2 O que é a BRIGADA DE COMBATE A INCÊNDIO? são grupos de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas dentro de uma organização, empresa ou