Plano de Contas
O plano de contas é a estrutura básica da escrituração contábil, pois é com sua utilização que se estabelece o banco de dados com informações para a geração de todos os relatórios e livros contábeis. Tradicionalmente a Contabilidade é conceituada, conforme Gautier (apud OLIVEIRA 2004b, p.11), “como o método de identificar, mensurar e comunicar informação econômica, a fim de permitir decisões e julgamentos adequados por parte dos usuários da informação”. Neste trabalho abordaremos conceitos, estrutura e normativas referentes ao Plano de Contas e também Modelo de Plano de Contas para Seguradoras ou Previdência Privada.
2. PLANO DE CONTAS
Plano de Contas é o conjunto de contas criado pelo contador, para atender às necessidades de registro dos fatos administrativos,de forma a possibilitar a construção dos principais relatórios contábeis e atender a todos os usuários da informação contábil.
Sá (1988, p.15) define o plano de contas como sendo: uma peça da técnica contábil que estabelece previamente a conduta a ser adotada na escrituração, através da exposição das contas em seus títulos , funções , funcionamento , grupamentos, análises , derivações , dilatações e reduções. É um conjunto de normas e intitulação de contas, previamente estabelecido,destinado a orientar os trabalhos da escrituração contábil.
Segundo Crepaldi (1995, p.72), “o plano de contas é o elo de comunicação da entidade com os diversos usuários da informação contábil, como os administradores, os investidores, os agentes financeiros, os clientes e fornecedores, o fisco, etc”.
É necessário haver um planejamento por parte dos contadores, quanto à estruturação do plano de contas, de maneira que possa auxiliar na mensuração do patrimônio.
Pedrosa, afirma que o plano de contas é uma peça ampla utilizada pela boa técnica contábil, trazendo um conjunto de normas compondo o sistema contábil de uma determinada