plano de contas
1 O QUE É UM PLANO DE CONTAS Plano de contas é um conjunto de normas que visa estabelecer tudo o que diz respeito as contas a serem adotadas nos registros contábeis de uma empresa ou entidade. É o ordenamento de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa. É necessário demonstrar durante todas sua extensão o título da conta , a classificação , a função , o funcionamento e o relacionamento entre as contas ou grupos entre si, seus registros , seus códigos e suas derivações. Cada empresa deve ter seu próprio plano de contas. Ele serve para padronizar os registros contábeis, de modo que se houver rotação de profissionais contábeis não ocorrerá perigo de nomenclaturas diferentes para uma mesma operação. Ele é numerado ou codificado de forma racional pra facilitar a contabilização que pode ser mecânica ou eletrônica. O plano de contas possui partes que são essenciais na sua estruturação e composição, são elas:
1. Elenco das contas
2. Função das contas
3. Funcionamento das contas
4. Regulamento e convenções
O elenco das contas é a primeira parte do trabalho. É quando se titula as contas podendo dar codificação ou não. Aquelas que possuem codificação são chamadas de complexas sendo estas mais racionais e técnicas. As que não possuem codificação são chamadas de simples. A função de uma conta é a sua ação, para que serve, qual o papel que desempenha na escrituração, explicação do objeto da conta, ou ainda, a expressão descritiva na natureza dos fatos registráveis.
Para facilitar o trabalho de elaboração o elenco deve conter contas de função bem definida como por exemplo temos : as contas de caixa, bancos, clientes , fornecedores, estoques, compras , vendas , despesas etc.. uma característica importante é organizar o elenco em ordem alfabética , afim de facilitar a procura da conta desejada.
O funcionamento da conta é um relacionamento de uma conta com outras demais, evidenciando