Plano de contas ajustado
Basicamente, o Plano de Contas é um guia que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis. Seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização e, na sua montagem, devem ser levados em conta 3 objetivos fundamentais: a. atender às necessidades de informação da administração da empresa; b. observar formato compatível com os princípios da contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais demonstrações contábeis (Lei nº 6.404/76); c. adaptar-se tanto quanto possível às exigências de agentes externos, principalmente às da legislação do Imposto de Renda.
2. Elenco de Contas ou Conjunto de Normas?
O Plano de Contas, genericamente tido como um simples elenco de contas, constitui na verdade um conjunto de normas do qual deve fazer parte, ainda, a descrição do funcionamento de cada conta - o chamado Manual de Contas, que contém comentários e indicações gerais sobre a aplicação e o uso de cada uma das contas (para que serve, o que deve conter e outras informações s0bre critérios gerais de contabilização).
Neste trabalho, concentramo-nos na elaboração de um modelo de Plano de Contas voltado exclusivamente para o elenco de contas. Embora de fundamental importância, sobretudo para evitar inconsistências na utilização das contas, a descrição pode ser suprida, na prática, pelo conhecimento técnico da equipe envolvida.
3. Algumas considerações sobre o modelo proposto
Estampamos, a seguir, um modelo de Plano de Contas singelo que, feitas as devidas adaptações, pode ser utilizado por empresas industriais, comerciais ou prestadoras de serviços. A complexidade e a dinâmica dos diversos ramos de atividade, por si só, impedem a elaboração de um modelo que se pretenda exaustivo. Assim, o Plano de Contas que aqui propomos serve muito mais como um roteiro para a