PLANO DE COMUNICAÇÃO INTERNA
PLANO DE COMUNICAÇÃO INTERNA
PROBLEMAS
A comunicação interna é um ponto muito sensível na estrutura organizacional da UERGS.
A estrutura multicampi dificulta a comunicação eficaz com o público interno, professores e funcionários, e com o seu maior cliente, os alunos.
A distância entre as várias regiões e unidades e entre essas e a Reitoria pode despertar um sentimento de abandono e o desconhecimento de que fazem parte de uma estrutura maior.
Mudanças no quadro funcional.
JUSTIFICATIVA
Os funcionários constituem o grupo mais importante para gerar boa vontade em relação a uma organização
Os usuários da instituição e a comunidade em geral tendem a acreditar muito mais no que diz um funcionário ou professor, do que nas reações ou opiniões de qualquer outra pessoa alheia à organização,
Servidores e professores geralmente querem cooperar e participar; basta que lhes seja dada uma oportunidade.
Informar e comunicar determina um nível maior de motivação pelo simples fato de colocar as pessoas numa posição de importância.
O QUE FAZER E COMO FAZER
Realizar pesquisa junto às unidades para conhecer o que possa já estar sendo feito nessa área de comunicação interna.
Desenvolver uma proposta de layout unificado para os canais de comunicação interna propostos.
Solicitar aos Diretores dos Centros Regionais que indiquem um responsável pela comunicação do Centro Regional e um responsável por cada Unidade.
Realizar reunião em cada Centro Regional com os responsáveis indicados para apresentação dos layouts, discussão de sugestões e capacitação para montagem e utilização dos instrumentos.
- BOLETIM INTERNO INSTITUCIONAL:
Com encartes diferentes para cada região, deve abordar assuntos da instituição, assuntos gerais, novas campanhas e tudo que for notícia e servir como estímulo ao público interno. É muito interessante que contenha nomes e fotos dos funcionários para que ele veja a si