plano de comunicacao para a fundacao amazonia sustentavel
As principais empresas do mercado atual usufruem das ferramentas de marketing para incrementar suas ações e por isso esta pesquisa buscou aprofundar nos conceitos de desenvolvimento do plano de comunicação para instituição pública como um meio poderoso de alcançar metas organizacionais.
O principal objetivo dessa pesquisa foi dar origem a um Plano de Comunicação para a Fundação Amazônia Sustentável, que realiza suas atividades pautadas na conservação do meio ambiente, por meio de ações voltadas ao enfrentamento da pobreza e melhoria da qualidade de vida das populações que habitam as Unidades de Conservação. Além de se tratar de uma empresa que lida diretamente com questões ambientais, os quais estão no auge da atenção social e interesse público, observou-se que os trabalhos da organização são de alto custo e precisam de grandes investimentos, surgindo a demanda para um plano que direcionasse as ações com base na situação específica encontrada naquela empresa.
O desenvolvimento deste trabalho foi baseado em uma pesquisa de campo na Fundação Amazônia Sustentável, oportunidade na qual entrevistamos em profundidade um de seus representantes para que fosse possível o conhecimento dos serviços prestados, da filosofia organizacional e da dinâmica entre seus públicos.
A partir de então, após coleta de informações na empresa, foi elaborado um plano de comunicação com enfoque no projeto Escola de Verão (Summer School), pois além de ser uma nova ação da organização ele possui um alto custo, o que pode se tornar um problema.
2. Diagnóstico
A FAS é uma instituição criada pelo Governo do Estado do Amazonas e pelo Banco Bradesco, também seu mantenedor. Entre as demais organizações que a apoiam estão Coca-Cola, Fundo Amazônia – BNDES, Marriott International, Samsung, entre outros parceiros operacionais.
A soma das contribuições de origem privada está acima de 90% do total das fontes de recursos da FAS.
O projeto em que focaremos a maior