Plano de combate á dengue
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CURSO DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PLANO DE COMBATE A DENGUE EM FEIRA DE SANTANA-BAHIA.
Vanessa Rodrigues da Silva
Feira de Santana, Bahia
2013
VANESSA RODRIGUES DA SILVA
PLANO DE COMBATE Á DENGUE EM FEIRA DE SANTANA- BAHIA.
Feira de Santana, Bahia
2013
1. INTRODUÇÃO:
A dengue é uma das doenças virais mais preocupantes atualmente, sendo considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Trata-se de uma doença essencialmente tropical, transmitida pela picada das fêmeas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.
Caracteriza por um começo repentino, febre que dura de três a cinco dias (rara vez mais de sete dias, e costuma ser difásica), cefaléia intensa, mialgias, cutralgia, dores musculares e articulares, adenopatias e uma erupção urticariana ou morbiliforme sincrônica com a volta da febre. Há falta de apetite no enfermo, provocando assim alterações no aparelho digestivo e debilitamento do corpo.
O número de casos de infecção de dengue vem aumentando em grandes proporções desde o século XX, criando-se epidemias devido à globalização e ao aumento da população de forma geral. Estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Segundo dados mundiais do Ministério da Saúde, cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.
No Brasil, devido ás condições socioambientais favoráveis, o número de casos de dengue vem aumentando a cada ano. Segundo dados do Ministério da Saúde, no ano de 2010, houve 579.818 casos confirmados. Em 2011, foram 303.526 casos; em 2012, 167.279. Neste ano, segundo os dados do