Plano de carreira
Mas com este cenário mais dinâmico essa visão de trabalho se alterou levando os profissionais se especializarem para adaptar se a esta nova realidade.
Comecemos definindo a empregabilidade que é ter capacidade ou habilidade para manter-se empregado ou tornar-se empregado. Em outras palavras, significa ser bom o suficiente para achar emprego a qualquer hora, em qualquer lugar. Logo o individuo tem que ser Competente; que no dicionário é definido por Capacidade, suficiência (fundada em aptidão). Ou seja, um funcionário que tem iniciativa, com uma visão estratégica e empreendedora, alguém que associa eficácia e excelência. Este funcionário tão capaz já deve ter em mente seu “plano de carreira”. Para isso ele deve ter um autoconhecimento, analisar suas características e aptidões certificar se de que esta na área certa e elaborar uma estratégia para o alcance de suas metas e seus anseios profissionais.
Isso fica claro com o exemplo do livro de Max Gehringer o Mundo Corporativo, onde ele fala nos cinco estágios de carreira; resumidamente: No primeiro o funcionário usa crachá por que ninguém o conhece; no segundo o funcionário começa a ficar conhecido dentro da empresa e passa a ser conhecido como “fulano” das contas a pagar; no terceiro ele passa a ser conhecido fora da empresa, “fulano” do banco tal; no quarto ele já é o “fulano” diretor do banco tal e por ultimo vem o momento em que o fulano é tão conhecido e importante que ele já tem “amigos” que nem conhece “o meu amigo fulano diretor da rede de bancos tal”. Isso pode ser um exemplo do que é a carreira; ser um profissional que