Plano De Carreira
O que é? Como funciona?
Antigamente era comum uma pessoa terminar seus estudos, conseguir um emprego e nele ficar por toda a vida, até a sua aposentadoria, hoje são cada vez mais raras histórias de longevidade em uma mesma empresa.
Segundo a pesquisa “Contratação, Demissão e Carreira dos Executivos Brasileiros”, apenas 25% das pessoas está na mesma empresa há mais de cinco anos. Isso ocorre, principalmente, em função da busca cada vez maior por desafios e novidades por parte dos profissionais, sobretudo os jovens.
Entretanto, se a longevidade no mesmo local de trabalho é cada vez menor, é fato que apenas uma minoria dos profissionais prepara-se para o futuro. O mais comum é que o profissional lembre-se do seu currículo somente ao ser demitido ou quando está insatisfeito na empresa onde trabalha e deseja mudar de emprego.
É aí que aparece a figura do plano de carreira, que consiste, antes de tudo em um conjunto de ações a serem tomadas que permitam que os passos de sua vida profissional sejam, na sua maioria, em um sentido ascendente, rumo ao crescimento.
Basicamente, o planejamento é composto por três partes: a primeira diz respeito a onde você se encontra atualmente, com relação ao cargo ocupado, remuneração, competências que possui formação acadêmica e histórica profissional. A segunda é relacionada aonde se quer chegar, quais seus objetivos a curto, médio e longo prazos. Por exemplo: “ser o diretor de uma grande empresa”, ou “ser o dono do meu próprio negócio”. E a terceira, quais os passos necessários para que seus objetivos sejam atingidos, ou seja, o caminho a ser percorrido.
Na formulação dos objetivos, é necessário muito bom-senso. Acima de tudo, o plano deve ser factível, sob pena de o profissional se desmotivar com o passar do tempo em função de metas inatingíveis, fazendo com que as deixe de lado.
Dito isso, alguns aspectos devem ser considerados na elaboração e, principalmente, na execução do planejamento.
Procure empresas para