Plano de Carreira
O cenário das empresas vem se caracterizando pelas constantes mudanças e um ambiente altamente competitivo. As pessoas são o diferencial dentro de uma organização, para enfrentar desafios, buscando alternativas para serem eficientes através do Capital Intelectual.
Mas para que as pessoas sejam verdadeiros agentes de otimização dos resultados das empresas, é preciso que algumas condições sejam satisfeitas: como a motivação econômica e a melhoria do ambiente de trabalho, PLR ( participação de Lucros ) , salario , plano de carreira e políticas de incentivo .
Plano de Carreira
Empresa
O paradigma "emprego para a vida toda" que norteou a vida de várias gerações acabou. Dá-se lugar ao planejamento de carreira.
O dinheiro definitivamente não é o único aspecto de motivação profissional. Um ambiente de trabalho agradável e um bom gestor também são levados em conta. Mas, um dos maiores instrumentos para a motivação é a perspectiva, o Plano de Carreira é a maneira mais tangível de dar ao profissional essa perspectiva.
Se a empresa expor os critérios para o profissional crescer, e para onde vai e se atingir as metas, consequentemente o funcionário ira pensar diferente.
Atualmente as empresas brasileiras vão mal, quando o assunto é Plano de Carreira. Existem empresas que nem se quer tem essa opção ao profissional, lembrando que a falta de perspectiva, é umas das maiores razões para a rotatividade.
Pesquisa Plano de Carreira
Pesquisa da Michael com 900 executivos no Brasil, Argentina, Chile, México e Colômbia mostrou que por aqui houve a pior avaliação dos planos elaborados pelas empresas.
O Plano de Carreira contribui para que a organização não apenas sobreviva neste mercado altamente competitivo, mas faça o seu diferencial, se tornando solida, através dos seus colaboradores. Ele deve ir ao encontro da missão e visão da própria empresa, conciliando objetivos e benefícios organizacionais, com os dos profissionais, aliando-se então os interesses da