plano de carreira
Tipos básicos de estrutura de planos de carreiras:
Carreiras por meio: De Cargos ou De segmentação de carreira
↓ ↓
° Linha hierarquica ° Linha de especialização
° Carreira y ° Linha generalista 1) Por meio de cargos
Originado do plano de cargos e salários.
O crescimento do empregado ocorre através do exercício crescente de cargos.
1.1) Linha hierárquica
É a mais comum, porém é mais rígida.
Dá mais importância aos cargos gerenciais e, uma vez que as posições gerenciais são em número menor, torna-se um fator inibidor do desenvolvimento profissional do indivíduo.
1.2) Carreira em “Y” ou Carreiras Paralelas
A questão básica é a mobilidade e a ascensão profissional do empregado, tanto pelo exercício de cargos gerenciais, como o de cargo técnicos (DUTRA, 1996).
A remuneração dessa variante técnica da carreira é definida mediante a aplicação de uma técnica conhecida como “Curva de Maturidade”.
A carreira em “Y” permite um crescimento em termos de cargo e de remuneração paralelo à estrutura hierárquica, abrindo para um especialista a possibilidade de ter remuneração básica, benefícios e outras vantagens em níveis equivalentes aos de um gerente, e até um diretor.
Conceituação
1
Nível iniciante, em que o profissional trabalha em projetos de baixa complexidade ou em partes mais simples de projetos mais complexos, é treinado/orientado/acompanhado por outros, trabalha com pouca ou nenhuma autonomia.
2
Nível em que o profissional está deixando a condição de iniciante, ainda trabalha em projetos de baixa complexidade ou em partes mais simples de projetos mais complexos, é treinado por outros, trabalha com pouca autonomia.
3
Nível em que o profissional já deixou a condição de iniciante, já trabalha em projetos de média complexidade ou em partes de projetos mais complexos, ainda recebe orientação de outros, mas também orienta iniciantes, já auxilia na concepção e no planejamento de projetos e trabalha com razoável