Plano de Carreira
O plano de carreira tem por objetivo colocar a pessoa nos trilhos do sucesso pessoal, profissional, familiar e comunitário, programando, assim, o crescimento nas quatro áreas de maneira eficaz, possibilitando programar o tempo necessário para alcançar os objetivos e avaliar se os conhecimentos são suficientes ou não para realizar os projetos. Plano de carreira consiste numa estruturação organizacional que possibilita aos colaboradores evoluir e assumir novos cargos e posições na empresa. Entretanto, um plano conciso é aquele capaz de atender tanto as necessidades da organização, quanto os anseios profissionais e pessoais do colaborador.
Ele contribui para que a organização não apenas sobreviva neste mercado altamente competitivo, mas faça o seu diferencial, se tornando sólida, através de seus colaboradores. Ele deve ir ao encontro da missão e visão da própria empresa, conciliando objetivos e benefícios organizacionais, com os dos profissionais, aliando-se então os interesses da empresa como os de seus colaboradores. Assim, pautados na ética, nos valores, princípios e na cultura organizacional, o plano de carreira deve cooperar para o alcance do desenvolvimento e crescimento tanto do profissional como da corporação, alcançando diferencial no mercado e gerando sucesso.
A partir da elaboração de um plano de cargos e salários é que a empresa deverá implantar e implementar o plano de carreira. Portanto, ao elaborá-lo, a corporação deverá fazer um diagnóstico de suas reais necessidades, atentar quanto à estrutura, política salarial a ser a adotada, remuneração, cargos. Além disso, verificar perfis dos profissionais coerentes com os cargos, metas, capacidades e competências, visando sempre atender aos objetivos e às expectativas da organização e dos profissionais que compõem tal organização. Lembrando que tais promoções podem ser tanto verticais quanto horizontais.
É preciso que fiquem bem claras as progressões, tanto em âmbito vertical