Plano de Carreira
O plano de carreira obriga a pessoa a se organizar no âmbito pessoal e profissional. Ajuda a avaliar seus pontos fortes (que precisam ser otimizados) e fracos (que precisam ser desenvolvidos) para se posicionar melhor no mercado. No plano pessoal, projetos de vida e, no profissional, visão de futuro, de negócio e network. Muitas vezes acontece de um profissional ser desligado de uma empresa em função de um gap que precisa ser reavaliado para que o problema não se repita. A constante revisão de seus níveis de desenvolvimento auxilia nisso.
Quando elaborar um plano de carreira?
O ideal é iniciar junto à graduação. Os próprios colegas e professores farão parte de sua network, pessoas que podem indicar alguns caminhos, tais como estágios, cursos e, quem sabe, uma indicação profissional no futuro breve.
É importante que a empresa saiba que o funcionário tem um plano de carreira?
Com certeza! Muitas empresas têm um programa de carreira para seus funcionários. O ideal é que a união de interesses convirja. Desta forma, o profissional tem visão de futuro e a “engrenagem” funciona melhor em termos organizacionais.
O plano de carreira é difícil de ser elaborado?
Não é exatamente difícil, mas exige disciplina e determinação. O mais complicado é o profissional se dispor a realizar uma autoavaliação honesta e se conscientizar do que merece atenção e estabelecer planos de ação para minimizar as fragilidades e potencializar seu diferencial.
Quais as perguntas a serem feitas para se elaborar um plano de carreira?
O ideal não é fazer perguntas. Como o próprio nome garante ‘plano’ indica que o profissional avalie em que condições ele está (formação, momento de vida, estrutura familiar) e o que ele gostaria de fazer profissionalmente para alcançar seus sonhos. Normalmente o profissional pode encontrar na literatura e/ou em consultorias especializadas, um programa que considera uma metodologia com etapas e