Plano de Carreira
O curso dedica – se á formação de profissionais capazes de avaliar e minimizar os impactos ambientais indesejáveis, reduzindo os efeitos adversos das atividades produtivas nos meios físicos e biológicos, ou seja, o curso de Engenharia Ambiental tem como objetivo principal a formação dos profissionais com competência para participar da realização de estudos de avaliação Ambiental
AS MELHORES ESCOLAS
UFV, UNIFEI, PUC – Campinas e UFPR.
MERCADO DE TRABALHO
Empresas públicas, atuando como especialistas em controle da poluição do ar, água e solo e gestão ambiental em indústrias, engenheiro de projeto ou supervisão em companhias de saneamento.
Instituição diversas, atuando como pesquisador, analista de órgãos de controle ambiental e agências reguladoras, consultor nas áreas de projetos, licenciamento e avaliação de impactos ambientais em empresas privadas.
O QUE POSSO FAZER
Avaliar os efeitos de um processo ou produto sobre o meio ambiente.
Monitorar a qualidade da água, solo e ar, de modo que possa fazer um panorama quanto a poluição.
Elaborar projetos para a recuperação de áreas devastada ou poluídas.
ESTÁGIO CURRICULAR
O estágio curricular supervisionado, fazendo parte da matriz curricular, constitui – se num espaço de aprendizagem concreta de vivência prática do engenheiro ambiental. O objetivo central se direciona na aplicação dos conhecimentos científicos adquiridos durante a realização do curso e a vivência profissional nas diferentes áreas da engenharia ambiental.
ENEM
O atual formato do ENEM é considerado pouco abrangente quanto comparado á seleção feita pelas federais, assim o novo ENEM seria uma primeira etapa dos vestibulares uma segunda fase mais abrangente seria de responsabilidade da própria instituição.
SALÁRIO
De acordo com uma lei federal, o salário mínimo do profissional formado é de 6 salários mínimos. Atualmente esse valor fica em torno de R$ 2,790.
PROFISSÃO
A profissão apresenta três áreas de concentração: ecossistema