Plano de capacitação
O presente Plano Municipal de Capacitação dos atores e profissionais da PNAS e do SUAS, produto de decisões compartilhadas no âmbito da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, e apreciado pelas instancias de controle social, é mais um importante instrumento de qualificação dos serviços do Setor, considerando a primazia da responsabilidade da Secretaria na expansão do sistema de proteção social brasileiro.
O Plano responde à demanda histórica por respostas estatais às reivindicações dos trabalhadores, gestores e conselhos, os quais reclamam pelo aprimoramento das intervenções dos atores que atuam nas políticas de interesse publico e social, exigindo ações cada vez mais qualificadas do ponto de vista técnico e ético, o que pressupõe financiamento continuado e sistematicidade nos processos de formação e qualificação do pessoal em todos os níveis. Seu direcionamento está voltada à formação de atores e profissionais da PNAS e do SUAS de modo a ser alcançado um patamar superior na qualidade dos serviços de proteção social.
Há necessidade de qualificação dos agentes públicos, para a leitura embasada de uma realidade em permanente trans formação, para o conhecimento fundamentado dos territórios que referenciam a rede socioassistencial, e para o incremento de procedimentos técnicos e administrativos voltados à gestão unificada e com controle social. Os trabalhadores e atores da PNAS e do SUAS devem atualizar sua instrumentalidade de intervenção estratégica e tático-operativo, de modo a favorecer a sua eficácia e efetividade na alteração das condições de vida da população.
Ampliar o acesso à renda, aos demais direitos de assistência social e à segurança alimentar e nutricional, com fortalecimento das condições de desenvolvimento do protagonismo das famílias e incrementando a capacidade gestora com serviços qualificados no atendimento à população, depende da convergência de esforços nessa perspectiva. Requer a adesão consciente e