plano de ação
Planejamento:
É a etapa mais importante do processo, embora seja a mais trabalhosa e desgastante, o negociador quando não está bem preparado, dificilmente irá alcançar seu objetivo e obter um bom resultado em função do seu despreparo.
Saber ouvir e falar: Ouvir é fundamental para ter conhecimento do que a outra parte realmente deseja.Saber ouvir não é só uma questão de sobrevivência é também um fator que contribui para o bem-estar de quem fala e de quem ouve.
Falar é uma habilidade que deve sempre ser aprimorada, saber falar no momento certo com desenvoltura e desembaraço, utilizar bons argumentos e ser objetivo ajuda a outra parte compreender melhor a mensagem.
Conhecer a outra parte: É importante levantar dados sobre a outra parte para saber o que realmente busca e a partir daí formular sua estratégia a fim de obter a melhor negociação para ambas as parte (Ganha & Ganha). Deve conhecer os pontos fortes e fracos do oponente, analisar seus movimentos, dessa maneira podemos imaginar suas ações e planejar o tipo de negociação mais adequada, aumentando a chance de um resultado positivo ao negociador.
Autoconhecimento:
Conhecer as próprias emoções, identificando o sentimento quando ele ocorre, saber lidar com as emoções, colocando-as sob controle, motivar-se, usando as emoções positivamente, a serviço de um objetivo maior.
Colocar-se no lugar do outro: Reconhecer as emoções no outro, desenvolvendo a empatia, saber lidar com os relacionamentos e trabalhar em equipe, negociar. O papel do negociador é conduzir a negociação de forma que os dois lados se sinta satisfeito, mantendo um relacionamento duradouro e contínuo. Para que uma