Plano de ação
PROCEDIMENTOS A SEREM TOMADOS NA UBS ITARARÉ COM OS PACIENTES COM SUSPEITA E/OU CONTÁGIO DO VÍRUS H1N1.
PRIMEIRO MOMENTO :
-O profissional de saúde em atendimento e o paciente com sintomas devem usar máscara cirúrgica;
-Encaminhar o paciente com suspeita de contágio do vírus H1N1, para uma sala específica para esse tipo de atendimento, evitando assim o contato direto desse paciente com os demais presentes na unidade de saúde.
SEGUNDO MOMENTO:
-Realizar uma consulta de enfermagem, para melhor avaliar o caso, posteriormente encaminhar ao médico da unidade a avaliação da enfermagem, para que esse possa indicar se há ou não sintomas que evidenciem a H1N1, indicando a seguir o tratamento a ser seguido pelo paciente.
OUTRAS MEDIDAS A SEREM SEGUIDAS NA UBS:
-Estar desenvolvendo ações educativas em sala de espera, alertando e informando os pacientes sobre a H1N1, esclarecendo sobre como se dá o contágio e medidas que podem ser utilizadas para evitar o contágio e também a propagação da doença.
-Elaborar panfletos informativos sobre A INFLENZA A (H1N1), para serem distribuídos aos pacientes que freqüentam a UBS ITARARÉ.
INTRODUÇÃO
A H1N1 é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Esse trabalho tem como objetivo, desenvolver um plano de ação para a UBS-ITARARÉ, no que diz respeito a medidas de controle e combate ao vírus H1N1, estabelecendo medidas a serem adotadas na UNIDADE, que facilitem o atendimento e diminuam os riscos de contágio.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a gripe suína é causada pelo vírus influenza A (H1N1) que não havia circulado antes entre seres humanos. Não há informações de pessoas que foram infectadas pelo vírus ao ter contato com porcos ou outros animais, e não se sabe qual a