Plano de Ação - Nordeste 1
O Controle de Qualidade dos alimentos requer o monitoramento de todo processo produtório, desde a seleção de matéria-prima até o seu consumo. Este processo de produção/manipulação de alimentos está diretamente relacionado com os sistemas vigentes de verificação das Boas Práticas de Fabricação e de Manipulação (BPF – BPM).
De acordo com a ANVISA/2012, as Boas Práticas de Fabricação e Manipulação abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos.
Este trabalho objetivou a observação, pela equipe, do emprego de medidas preventivas, corretivas e o envolvimento dos funcionários na obediência das etapas de Produção/Manipulação de Alimentos e a reavaliação para garantir a segurança e inocuidade. Objetivou, também, a adoção de sistemas de controle de qualidade de alimentos e a qualificação dos recursos humanos no empreendimento em estudo, bem como o levantamento de informações acerca das intervenções sócio-culturais aplicadas pelo mesmo correlacionando os conhecimentos adquiridos e fundamentados em sala de aula.
A Metodologia a ser utilizada será a Pesquisa Experimental junto à Visita Técnica periódica ao estabelecimento, quando necessário e possível, para, assim, confrontar o que é estudado com o que é vivenciado. A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 275/2002 será um dos recursos utilizados, pois é a base para o aperfeiçoamento das ações de controle sanitário na área de alimentos. A aplicação da lista de verificação de Boas Práticas de Fabricação e a observação dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POP’s) no empreendimento em estudo.
O presente trabalho tem a finalidade de promover a análise de todo o fluxo de produção do alimento seguro, observando as boas práticas de fabricação e manipulação, contribuindo com a formação técnica dos alunos. Visa também relacionar o conhecimento teórico obtido em