PLANO DE AÇÃO FINAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
COORDENADORIA MUNICIPAL DA MULHER
CASA ABRIGO ‘NILDA ROCHA SIMÕES’
PLANO DE AÇÃO
Apresentação
O presente plano configura-se no planejamento estratégico das ações necessárias para assegurar a proteção integral e garantir os direitos das mulheres vítimas de violência doméstica grave e crônica e em situação de risco iminente de morte e seus filhos menores de idade, no período de seu acolhimento na Casa Abrigo ‘Nilda Rocha Simões’, que tem um prazo máximo de 90 dias.
Justificativa
O trabalho a ser realizado com mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos apresenta muitas possibilidades, e organizar o seu desenvolvimento permite que as ações sejam planejadas de acordo com as peculiaridades e necessidades de cada indivíduo, de forma a orientar sua compreensão da realidade em que está inserido, favorecer sua autonomia e propiciar seu desenvolvimento pessoal.
Objetivo
Trabalhar com a mulher a quebra do ciclo de violência, a recuperação da autoestima, o fortalecimento emocional e o resgate da cidadania, preparando-a para viver de forma independente e assumir o controle de sua vida. Fortalecer os vínculos e resgatar a autoridade entre mãe e filhos.
Metodologia
O trabalho consiste em constante acompanhamento da mulher e seus filhos, através de atendimentos psicológico, social, ocupacional e jurídico, que podem ser realizados individualmente ou em grupo. Atividades no anexo 1.
Equipe - Responsável pela execução
- Psicóloga: Mônica Pereira Fernandes Mazeto
- Assistente Social: Ida Ariane Santos Olivan
- Terapeuta ocupacional: Maristela Fernandes Villa Parreira
Obs: Demais atendimentos e orientações necessários serão realizados através de parcerias com profissionais de outras áreas e contato com a rede socioassistencial.
Avaliação
Periodicamente, ou surgindo a necessidade, a equipe fará avaliações do desenvolvimento, eficiência