Plano de Ação Emergencial
Diante disso e com base no material didático, cite uma situação de urgência e uma situação de emergência. Explique essas situações de forma aprofundada e cite providências que deveriam ser tomadas para evitar a sua ocorrência.
Emergência(a emergência se enquadra em casos de que a pessoa sofre risco iminente a vida, risco de lesão permanente, sofrimento intenso, necessitando de atendimento médico imediato): Uma parada cardíaca, neste caso temos como prevenir uma ocorrência, apenas em pessoas que já sabem que tem tendência a ocorrer este fato, porém a mesma deve prevenir-se com precauções recomendadas por médicos, ou em pessoas que nunca apresentaram quadros que caracteriza-se o mesmo sendo observada com baterias de exames rotineiros de em torno a cada seis meses.
Urgência( a urgência se enquadra em casos de que a pessoa não corra risco iminente de vida, onde requer um rápido atendimento pelo quadro da pessoa, mas ela não chega a correr risco de vida):
Dengue, neste caso sempre se foi feito prevenções evitando água empoçada parada, colocando areia em vasos, agua sanitária onde existem acúmulos de água parada para evitar a proliferação do mosquito, porém para evitar do contato com o mosquito transmissor utilizamos repelentes.
Considerando as edificações antigas, juntamente com as medidas de segurança que eram abordadas não se teria muito o que fazer, mas sendo este atualmente poderia ser prevenido.
No incêndio do Joelma em 1974, devido a propagação das chamas pelo edifício causou-se muito tumulto e pânico entre os que estavam lá dentro; chamas estas que se espalhavam com facilidade, pois haviam muitos objetos, divisórias, móveis ali dentro feitos de materiais de fácil combustão, como madeira. Este edifício não tinha nem ao menos uma escada de emergência que deveria ter para que as pessoas tivessem para onde se