Plano de aula
PLANO DE AULA
TEMA: Grafittis x Pichações
OBJETIVOS
GERAL: Fomentar as discussões sobre o tema em questão e aprofundar questões que se aplicam à conceitos geográficos.
ESPECÍFICOS: Diferenciar grafitti e pichação; distinguir as diferentes espécies de pichação; relacionar estas manifestações com a geografia
CONTEÚDO
Território, região, paisagem, cartografia básica, pontos cardeais, hierarquia das vias de transito.
METODOLOGIA DE ENSINO
Será feito um contato prévio com os alunos, solicitando que registrem grafittis e pichações que se encontram nos seus deslocamentos, partindo de suas residências até o estabelecimento de ensino em que a aula se realizará. A partir desta interação, será possível produzir com o auxílio dos estudantes e através de ferramentas disponíveis na internet, um mapa que apresentará georeferenciadas as pichações registradas por cada aluno, possibilitando, assim, uma melhor apreensão dos conteúdos abordados.
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
A avaliação consiste basicamente em no envio das fotos para que seja possível a produção do mapa e posterior discussão sobre o tema.
RECURSOS NECESSÁRIOS
Quadro, caneta para quadro, computador, internet, retroprojetor
REFERÊNCIAS
Básica
KATUTA, Ângela Massumi . A Educação docente: (re)pensando as suas práticas e linguagens. Terra Livre, v. 1, p. 221-238, 2007.
6.
KATUTA, Ângela Massumi . Representações Cartográficas: teorias e práticas para o ensino de Geografia. Geografares (Vitória), Vitória, v. 4, p. 7-19, 2003.
Complementar
SPINELLI, Luciano. Pichação e comunicação: um código sem regra. Logos: comunicação e conflitos urbanos
COLLOVONI, Tiago Luis Gilli. Pichação: autoafirmação juvenil e territórios da promoção da periferia de Porto Alegre. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/28454/000770000.pdf?sequence=1 Acesso em: 04/11/14.