plano de aula
Publicado por
Objetivo(s)
Analisar o futebol por uma perspectiva cultural
Resgatar a prática lúdica da modalidade
Conteúdo(s)
História do futebol brasileiro
Aspectos lúdicos do jogo
Espetacularização e profissionalização do esporte Ano(s)
1º
2º
3º
4º
5º
Material necessário
Filme "Boleiros - Era uma vez o futebol"
Entrevista "Sou um vendedor de emoções" - Revista Veja, edição de 23 de julho de 2014. Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie a aula colhendo algumas opiniões da turma sobre futebol. Os alunos consideram o futebol um esporte sério ou apenas um jogo divertido? Há diferenças entre o futebol que se joga na escola e aquele que os craques disputam nos grandes campeonatos? Quais as diferenças entre um e outro tipo? Você pode iniciar a atividade abordando o aspecto "sério" do esporte.
Leia com os alunos a entrevista "Sou um vendedor de emoções", com Galvão Bueno, da edição de 23 de julho de 2014 da revista Veja. Destaque com eles o trecho a seguir:
"Agora virou moda dizer que o futebol brasileiro precisa mudar. Quais as mudanças necessárias, na sua opinião?
Galvão Bueno: No que diz respeito à seleção, acho que deve existir um gestor, um sujeito com experiência e conhecimento do futebol internacional, que saiba como se trabalha na França, na Itália, na Espanha, no Brasil. É alguém para se preocupar menos com o dia a dia e mais com os caminhos a ser seguidos. Na minha opinião, ninguém está mais bem preparado neste momento para assumir essa tarefa do que o (ex-jogador) Leonardo. É um sujeito que fala cinco idiomas, foi campeão na França e na Itália e tem formação de técnico e gestor."
No trecho, identifique com a turma os aspectos ligados à profissionalização do esporte: gestão (administração), vivência internacional, conhecimento das diferentes formas de trabalho com o esporte etc. Mostre que essas são especificidades de do chamado futebol profissional - que movimenta milhões e emprega pessoas