plano de aula
Projecto de Expressão Físico - Motora
2014-2015
Índice
Introdução
Pág. 2
Responsável pelo Projecto
Pág. 3
Condições de Implementação e Funcionamento
Pág. 3
Pertinência do Projecto
Pág. 3
Competências para a Educação Pré-Escolar
Pág. 4
Objectivos
Pág. 5
População alvo
Pág. 7
Operacionalização do Projecto
Pág. 8
Recursos
Pág. 10
Avaliação
Pág. 11
Anexos
Pág.12
1
2014-2015
Projecto de Expressão Físico - Motora
1. Introdução
A criança ao longo do seu desenvolvimento vai estabelecendo relações com o seu corpo, com o outro e com o mundo envolvente, este intercâmbio vai ser fundamental, para o desenrolar do seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Tendo em conta o desenvolvimento motor da criança, a Expressão e educação físico-motora deve proporcionar ocasiões de exercício da motricidade grossa e também da motricidade fina, de modo a permitir que todas e cada uma aprendam a utilizar e a dominar melhor o seu próprio corpo.
A diversificação de formas de utilizar e sentir o corpo (trepar, correr e outras formas de locomoção, bem como deslizar, baloiçar, rodopiar, saltar a pés juntos ou a um pé…) podem dar lugar a situações de aprendizagem em que há um controlo voluntário desse movimento (iniciar, parar, seguir vários ritmos e várias direcções), a capacidade de estar quieto e de se relaxar fazem também parte deste trabalho.
A Expressão e Educação Físico-Motora é uma disciplina fundamental para o desenvolvimento global da criança em particular na aquisição de destrezas motoras, hábitos e atitudes indispensáveis para uma vida activa e participativa.
As crianças têm necessidade de correr, saltar e jogar. Têm também necessidade de experiências sensoriais, de desenvolver o seu imaginário, de transpor para o meio as suas sensações e os seus pensamentos. Através da actividade física e mais especificamente do jogo, estas aprendem a