Plano de aula
a) Geral: Aprender como é começo de uma vida vegetal deste a sua germinação a fim de compreender seu desenvolvimento.
b) Específicos:
• Identificar as partes da planta a fim de reconhecer suas funções
• Conhecer as características de uma planta a fim de identificar suas especificidades
• Compreender a importância da polinização a fim de saber como as planas de proliferam.
Recursos:
a) Materiais: Tesoura, régua, lápis, imagens, papel sulfite.
b) Humanos:
Estagiárias, alunos e professora regente.
5) Desenvolvimento do conteúdo
1º)Vivência:
- Vocês conhecem as partes das plantas? R: Sim ou não
2°) PROBLEMATIZAÇÃO: Discussão sobre o conteúdo:
- Dimensão Conceitual: Qual a importância das plantas As plantas são a base de sustentação da vida na Terra. São elas que, juntamente com as algas, produzem o oxigénio necessário à respiração dos seres vivos. Ao transformarem a matéria mineral em matéria orgânica, através da fotossíntese, as plantas estão na base das cadeias alimentares. De uma forma direta ou indireta fornecem o alimento aos animais (incluindo o Homem).
- Dimensão Conceitual: Além da alimentação, qual a importância das partes das plantas para o ser humano? Além de constituírem uma fonte de alimento para os seres vivos, as plantas são uma fonte de matérias primas para as mais variadas indústrias. O algodoeiro e o linho são exemplos de plantas essenciais para a indústria têxtil. A madeira das árvores é utilizada em múltiplas aplicações: construção de casas, barcos, mobiliária e muitos outros utensílios domésticos. A cortiça, extraída do sobreiro, é utilizada não só no fabrico de rolhas, mas também de embalagens e na construção civil.
3°) INSTRUMENTALIZAÇÃO: A aula será iniciada com a apresentação da estagiária. E como motivação da aula a estagiaria contara uma história “A semente insistente”. Depois a estagiaria irá começar a vivência: - Vocês conhecem as partes das plantas? R: Sim ou não Depois estagiaria fara a