Plano de Aula
Nome: Joedson Matos Sena
Local: Pátio Turma/n.ºde alunos: 2º Ano/25
Tema: Baixa Organização
Objetivo Geral:
Vivenciar brincadeiras populares.
Objetivos Específicos:
Estimular coordenação motora, lateralidade e destreza utilizando-se das brincadeiras populares.
Material Utilizado:
Giz e garrafa pet.
Parte Inicial/Tempo Previsto:
Um pegador (aranha) no centro de um círculo formado pelos outros fugitivos (mosquinhas). Ao sinal do professor que gritará “Gruda Aranha”, as moscas devem fugir até um local pré-determinado e a aranha deve tentar pegá-las. As moscas que forem pegas transformar-se-ão em aranhas também (pegadores). É considerado a “mosquinha” campeã, a última a ser pega.
Tempo Previsto: 15 min.
Parte Principal/Tempo Previsto:
A aula se desenvolverá a partir de três brincadeiras populares: Mãe da Rua, Garrafão e Chuta Lata.
Mãe da Rua: Os participantes têm que atravessar de uma calçada para a outra pulando de um pé só e ao mesmo tempo fugir da mãe da rua, que corre com os dois pés, mas estará longe durante a travessia dos "sacis". Aqueles que forem pegos podem correr com os dois pés e começam a ajudar a capturar os outros. A brincadeira termina quando a turma toda for capturada.
Garrafão: A Brincadeira começa desenhando no chão uma garrafa grande e um círculo fora dela na frente, que será o céu. O pegador é escolhido pelo professor. O pegador sai do céu e vem correndo por dentro do garrafão tentando pegar os jogadores que ficam dentro ou do lado de fora em volta do garrafão. O pegador só pode sair e entrar no garrafão pela “boca”. Para fugir do pegador, os jogadores podem atravessar as paredes do garrafão, tanto para entrar, tanto para sair. Quem for pego ou pisar na linha do desenho do garrafão passa a ser pegador também.
Chuta Lata: Uma criança escolhida pelo