plano de aula
As novas tecnologias sendo principalmente os computadores tornaram-se indispensáveis para o processo de modernização na educação e estão aos poucos sendo incorporados no dia-a-dia das salas de aula levando os professores a repensar suas práticas pedagógicas.
Com isso devem-se definir caminhos inovadores para que os professores consigam com que o aluno interaja melhor em suas aulas e consequentemente tire o maior proveito das mesmas.
Para isso, logicamente o professor deve fundamentalmente se familiarizar com esses recursos tecnológicos para não usá-los de maneira errada sem conseguir explorar o mínimo que os mesmos podem oferecer.
Dessa maneira, promover a inclusão digital, buscando garantir à sociedade o acesso às tecnologias de Informação e Comunicação torna-se cada vez mais relevante no cotidiano escolar.
O Governo Federal por meio do Ministério da Educação tem buscado promover a inclusão digital nas escolas públicas de todo o País. Para isso foi criado o Programa Nacional de Tecnologia Educacional - PROINFO, criado pela portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997. Buscando, dessa forma, promover o uso pedagógico das tecnologias nas escolas públicas.
Com base nesse contexto o presente projeto busca responder ao seguinte questionamento: De que maneira o Proinfopode contribuirpara que os professores de uma escola pública estadual na cidade de Santa Rosa do Sul – SC se familiarizem com o processo de inclusão digital?
2ProInfo: histórico e apresentação
O ProInfo, inicialmente denominado de Programa Nacional de Informática na Educação, foi criado através da portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997. Em seu artigo primeiro, essa portaria apresenta a finalidade do programa: “disseminar o uso pedagógico das tecnologias de informática e telecomunicações nas escolas públicas de ensino fundamental e médio pertencentes às redes estadual e municipal”. Suas ações foram desenvolvidas pela Secretaria de Educação à Distância do