plano de aula
Escola Estadual de Ensino Médio Maria de Fátima Almeida.
Docentes: Adriana Tavares Evandro Cardoso Genilda Meireles Gilberto Soares Rafael Abreu Ubiraci
Disciplina: História 2h/a 2º ano do ensino Médio
Tema: As Áfricas na História do Brasil.
Objetivo geral:
Analisar a formação da Historia do Brasil, tendo como base o contexto da participação dos africanos na identidade do país, utilizando os currículos escolares como ponto norteador desse processo.
Objetivos específicos:
Analisar a participação dos africanos influenciou em nossos costumes e hábitos alimentares a partir de uma perspectiva da construção da identidade nacional.
Perceber como as escolas trabalham a temática africana em sala de aula, bem como a Lei de diretrizes e as bases da educação brasileira (LDB) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) com relação à inclusão da “Historia e Cultura Afro-brasileira e Indígena” no cotidiano das escolas no Brasil.
Identificar como o Brasil reconhece a importância do negro para a formação da identidade nacional e passa a incluí-los em sua politica.
Metodologia:
Serão utilizadas as paginas 35 a 36 do livro Casa grande e senzala em quadrinhos do autor Gilberto Freire, para analisar a participação africana da formação do nosso país, sobretudo quanto à influência nos costumes e hábitos alimentares do Brasil. Em seguida, com a realização da leitura dos quadrinhos indicados, dar-se-á início a discussão sobre os negros no Brasil e a presença deles nos livros didáticos e as políticas que o estado brasileiro implementa para a inclusão da historia africana na historia brasileira.
Recursos didáticos:
Quadrinhos sobre a temática africana, Data Show e texto para leitura complementar.
Atividade avaliativa:
1º momento:
Com o auxílio da leitura e contextualização dos quadrinhos na história dos negros na formação do Brasil, far-se-á uma discussão acerca das