Plano de aula
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Faculdade de Ciências Sociais
Outsides –
A área de trabalho focalizada no desvio redireciona a atenção para um problema mais geral do que a questão de quem comete crime. Leva-nos a olhar para todos os tipos de atividade, observando que em toda parte pessoas envolvidas em ação coletiva definem certas coisas como “erradas”, que não devem ser feitas, e geralmente tomam medidas para impedir que se faça o que foi assim definido.
Tipos de Desvio: um modelo seqüencial –
Regras, desvios e rótulos são sempre construídos em processos políticos,uns grupos conseguem impor seus pontos de vista como mais legítimos que outros.A adesão de indivíduos e padrões de comportamento desviante,a partir de uma perspectiva sequencial,a qual envolve não somente atos isolados e eventuais acusações,mas aprendizados específicos.
Tornando-se um usuário de maconha –
Existem várias razões que levam um jovem a fumar maconha, vão desde problemas de sociabilidade até a uma simples escolha pessoal, e ao tomar essa decisão, o jovem necessita se envolver em um tipo de sociedade alternativa, onde ele conheça outras pessoas de sua mesma condição para usufruir livremente da droga sem sentir desaprovação vinda de outros.
O iniciante na utilização da maconha deve aprender a lidar com as sensações causadas por ela, pois é uma droga que não afasta o usuário da realidade, e sim o aproxima dela, só que de uma forma completamente diferente da do estado de normalidade. Aprender a gostar dessas sensações é o primeiro passo para se tornar um usuário regular.
Uso da maconha e Controle social-
Consequência do uso da maconha
Os estágios do usuário de maconha:
1. Incitante
2. Ocasional
3. Regular
Os principais tipos de controle:
1. Fornecimento
2. Sigilo
3. Moralidade
CARREIRAS NUM GRUPO OCUPACIONAL DESVIANTE: O MUSICO DE CASA NOTURNA.
Abordaremos no capitulo seis,o fato dos os