plano de aula
Sob os pontos de vista formativos e educativos, o handebol é apreciado por ambos os sexos, por suas qualidades excepcionais porque desenvolve simultaneamente resistência, habilidade, coordenação, velocidade, força e coragem, alem de reunir as três bases atléticas naturais: correr; saltar e arremessar.
Orientações
O handebol é jogado com as mãos, ferramenta natural do homem, e sua aprendizagem deve ter início desde as primeiras séries escolares, com exercícios bem naturais, de deslocamentos, corridas e lançamentos e alvos fixos e moveis, utilizando-se também de jogos educativos organizados em progressão crescente. Os fundamentos devem ser repetidos insistentemente de forma isolada e dentro de seqüências para que o aluno aprenda bem os elementos básicos. Deve-se insistir muito na utilização da alavanca correta nos passes e arremesso, assim como observar a empunhadura e recepção adequadas da bola, evitando-se assim vícios e contusões. Na fase de aprendizagem das táticas de ataque e defesa, o professor deve interromper os exercícios e o jogo a todo instante para coibir o excesso de individualismo dos alunos, assim como orientar a defesa para marcar o trabalho de bola dos atacantes. O professor deve utilizar repetidamente o exercício de ataque para fixar bem o posicionamento dos alunos dentro da característica do jogo de handebol. O aluno deve estar preparado psicologicamente para o contacto corporal, e deve saber se posicionar corretamente, utilizando o tronco de maneira rígida, elevando sempre os braços para bloquear as ações do adversário sem problemas de contusões.
A concepção do jogo de handebol
Na vida cotidiana do homem moderno, o esporte tem um grande papel. O desafio, nas diversas disciplinas esportivas, que se baseia na cooperação coletiva, da performance e no plano individual, estimula consideravelmente a vida. Graças ao esporte, a vida dos ativos e dos espectadores torna-se mais rica. O esporte cria