Plano de aula
Welton Oliveira Silva
Leonardo Tadeu Vieira
Introdução A escola é uma instituição de fundamental importância na sociedade atual, exercendo a função essencial de transmitir parte do patrimônio cultural de uma geração para outra. Segundo a concepção de Sacristán e Gómez (2000), por seus conteúdos, suas formas e seus sistemas de organização, a escola proporciona aos alunos, paulatina e progressivamente, a apropriação de idéias, conhecimentos, concepções, disposições e modos de conduta que a sociedade adulta requer. Nesse processo complexo, a escola acaba se tornando um espaço que recebe muitas críticas, quanto à sua organização de forma geral, passando pelos seus projetos, até as práticas pedagógicas desenvolvidas nas salas de aula (Souza Júnior, 1999).
No caso especifico da escola Euclides da Silveira Maia, nota-se a cultura esportiva da “bola” muito enraizada no ensino de educação física, e assim no comportamento dos alunos, preestabelecendo poucas alternativas para o desenvolvimento das aulas, gerando dificuldades na implementação de outras praticas que não seja futebol ou futsal.
Segundo o Coletivo de Autores (1992), a Educação Física é uma prática pedagógica que, no âmbito escolar, tematiza formas de atividades expressivas corporais, como jogo, esporte, dança e ginástica, as quais configuram uma área do conhecimento que podemos chamar de cultura corporal. Gallardo(1998, p. 56), reforça que:
O esporte é um dos fenômenos mais expressivos da atualidade. Esse fenômeno, de uma maneira ou de outra, direta ou indiretamente faz parte da vida da maioria das pessoas do planeta. Tal qual ao capitalismo, o esporte expandiu-se como um raio pelo mundo, a ponto de tornar-se a expressão hegemônica no âmbito da cultura corporal de movimento. Entre esses pontos, destacamos a hegemonia que o fenômeno do futebol e futsal exerce em nossas aulas, as implicações da formação acadêmica do professor, assim