Plano de aula
Nome: Nº Série: Data: Professor: Ivan Junior Nunes Valor: 10,0 pontos Matéria: Física Nota:
Assinatura do pai ou responsável: ________________________________________________
1. a) O que é um condutor de eletricidade? Dê exemplos de corpos condutores.
b) O que é um isolante ou dielétrico? Dê exemplos de corpos isolantes.
2. Duas folhas de um mesmo tipo de papel são atritadas entre si. Elas ficarão eletrizadas? Explique.
3. Dentre as afirmações abaixo marque V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) A transferência de carga elétrica entre os corpos que se atritam é feita pela passagem de prótons de um corpo para outro.
( ) O ar atmosférico é isolante, mas pela presença se umidade faz com que ele se torne condutor.
( ) Os prótons e os nêutrons são localizados no núcleo do átomo e não se deslocam.
( ) Os prótons e os elétrons são localizados no núcleo do átomo e não se deslocam.
4. Duas cargas elétricas estão separadas por 3 cm de distância, sendo Q1= 2 x 10 C e Q2= 6 x 10 C. Aplicando-se a Lei de Coulomb,calcule a intensidade da força que a carga Q1 aplica sobre a carga Q2.(Considerando o sistema imerso no vácuo).
5. Duas cargas elétricas, Q1= 18 x 10 C e Q2= 3,5 x 10 C, estão colocadas a vácuo a uma distância de 6,15 x 10 m uma da outra. Qual é o modulo da força de atração entre elas?
OBS: As questões 5 e 6 devem ser respondidas no verso desta