Plano de aula índio
Segunda-feira, 14/04/14
Objetivos:
Resolver situações-problema, a partir de um contexto concreto, envolvendo o cálculo de operação aditiva pelo uso de técnica operatória com reserva e de subtração com empréstimo;
Conhecer e refletir sobre a história dos índios, hábitos, costumes indígenas e influência indígena em nossa vida.
DESENVONVIMENTO:
1. ACOLHIDA.
2. ORAÇÃO: Oração da Criança – Família dos Anjos e música Páscoa de Cristina Mel.
3. CHAMADA.
4. CALENDÁRIO.
5. ROTINA.
6. LANCHE.
7. TROCA DE LIVROS.
8. O aluno Caio levará a coelhinha Pita para dormir em casa com ela, no outro dia relatará como foi e assim a coelhinha dormirá com todos até acabar a lista de chamada.
9. O professor iniciará a aula falando que iniciaremos um novo projeto que será chamado de Projeto Índio, que tem por um dos objetivos conhecer costumes, hábitos alimentares e sua história. Iniciaremos um debate antes do professor ler a história. Todo dia é dia de índio?
Sim, pois não adianta somente lembrar os índios apenas um dia. Eles fazem parte de nossa história e têm muito a nos ensinar. Mas, justamente por serem importantes, foi reservada uma data no calendário anual para comemorar o Dia do Índio, que é 19 de abril.
Quer saber por que esse dia? Bem, é que nessa data, no ano de 1940, foi realizado o I Congresso Indígena da América Latina, no México, com objetivo de divulgar a cultura indígena em toda a América e também para que os governos criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas, que ainda sofriam com a discriminação do homem branco.
Como vivem os índios?
Quando observamos uma aldeia indígena na televisão ou em revistas podemos perceber que o modo de vida dos índios é bem diferente do nosso, não é mesmo? Pois realmente é, mas com aspectos interessantes que valem a pena conhecer!
Os índios vivem de forma muito organizada e harmônica. Cada tribo tem um cacique, que é o chefe e um pajé, que é