Plano de Aula. Um dia de Aula no Parque Nacional
PEDAGOGIA
DANIELLE DA ROCHA DA SILVA DE OLIVEIRA
plano de aula interdisciplinar
Produção Textual Interdisciplinar Individual
TERESÓPOLIS
2013
DANIELLE DA ROCHA DA SILVA DE OLIVEIRA
PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR
Produção Textual Interdisciplinar Individual
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Educação a Distância, Ensino da Matemátiica na Educação Infantil, Ensino da Arte e Música, Ensino da Natureza e Sociedade e Seminários V, sob orientação dos professores do quinto semestre do curso de Pedagogia.
Tutor de Sala: Mônica Correa
Tutora Eletrônica: Guiomar Gomes Pimentel dos Santos
TERESÓPOLIS
2013
Introdução: O Parque Nacional Serra dos Órgãos é uma unidade de conservação situada no maciço da Serra dos Órgãos, abrangendo os municípios de Teresópolis, Guapimirim, Magé e Petrópolis, com uma área de 20.030 há. O Parque encontra-se aberto para visitação permanente tendo acesso a passeios livres, montanhismo, caminhadas, banhos nas piscinas naturais e cachoeiras, áreas para lazer, piqueniques e inúmeras outras atrações também é um lugar belíssimo onde podemos respirar um ar puro e agradável.
O nome do Parque deriva da semelhança dos picos da serra com os tubos de órgãos de igreja, derivando daí o nome Serra dos Órgãos.
As formações rochosas são caracterizadas por sua topografia acidentada e por grandes desníveis, com altitudes que variam entre 100 e 2.275m, onde se encontra seu ponto culminante, a Pedra do Sino. Localiza-se na parte de mais altas vertentes da Serra do mar, que formada em épocas geológicas muitíssimo antigas, as rochas sofreram na região movimentos recentes, o que resultou no imenso paredão; ao longo deste paredão encontra-se ainda no interior do parque, uma formação rochosa conhecida como Dedo de Deus. Trata-se de um bloco rochoso de 1.692m de altura com uma forma que lembra