Plano de aula sobre preconceito
Objetivo
1. Conceituar o termo preconceito
2. Identificar exemplos de atitudes preconceituosas no contexto escolar.
3. Reconhecer os prejuízos que as condutas preconceituosas geram na vida dos alunos e para o convívio grupal.
4. Perceber que a coletividade é importante para um bom convívio social e que as formas de preconceito e de exclusão prejudicam esse convívio.
Justificativa
Percebi uma situação peculiar acontecer, principalmente, nas escolas, onde o preconceito gera uma forma de violência muito grave, o bullying. É o que tenho observado acontecer com alunos do 5º ano, onde são os responsáveis em discriminar e disseminar o preconceito na escola.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos já tenham discutido ideias e exemplos referentes à atitudes preconceituosas ocorridas em diferentes contextos sociais.
1ª ATIVIDADE:
Desenvolver um questionário com os(as) alunos(a), com as seguintes perguntas:
1 – O que você gosta em você?
2 – O que você acha que os outros gostam em você?
3 – O que você não gosta em você?
4 – O que você acha que os outros não gostam em você? Isso é um “defeito”ou somente uma característica sua como ser humano?
5 – Você já foi excluído ou ofendido por alguém ou por um grupo devido a essa sua característica humana? Se não, como você se sentiria se fosse excluído ou ofendido por causa dessa sua característica humana?
Fazer leitura das respostas e comentários.
2ª ATIVIDADE
O professor solicitará aos alunos que comentem as situações apresentadas no vídeo e que, em seguida, identifiquem exemplos de atitudes preconceituosas e discriminatórias vivenciadas na sala de aula e em outros espaços da escola, analisando-as como positivas ou negativas. Neste sentido, deverão refletir criticamente sobre os prejuízos que condutas preconceituosas e discriminatórias geram na vida dos alunos e para o convívio grupal.