plano de aula sobre direitos humanos
Objetivos: Identificar a importância dos direitos humanos.
Entender como durante a ditadura militar no Brasil os Direitos Humanos não existiram. Reconhecer ações que promovam os Direitos Humanos.
Conteúdos: Direitos Humanos. Golpe militar de 1964 e a ditadura militar.
Recursos: Notebook e Datashow.
Tempo estimado:
Três aulas.
Público Alvo: 9° ano.
Desenvolvimento: 1° aula: Apresentar a declaração dos Direitos Humanos aos alunos. Fazer uma reflexão sobre alguns dos artigos, entender o que eles significam. Apresentar aos alunos o contexto em que a Declaração Universal dos Direitos do Homem foi criada e frisar as preocupações existentes em 1948, no pós-guerra, e o contexto de bipolarização mundial. Apresentar aos alunos o que foi o golpe de 1964, explicar como aconteceu e como o Brasil foi governado após o golpe.
2° aula: Os alunos irão assistir ao filme “ O ano que meus pais saíram de casa”, que conta a história de um menino de 12 anos que vê sua vida mudar quando os pais, militantes de esquerda no Brasil dos anos 1970 saem de férias de forma inesperada.
3° aula: Comparar, através do que foi retratado no filme, as semelhanças e diferenças entre o que aconteceu durante a ditadura militar e que acontece atualmente no Brasil no que se trata de direitos humanos.
Avaliação: Os alunos farão uma resenha do filme e uma pesquisa de como foi a luta pelos direitos humanos durante a ditadura militar.
Referências:
CHIAVENATO, Júlio José. O golpe de 64 e ditadura militar. São Paulo: Moderna, 1994.
PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 1993.
SARLET, Ingo. A Eficácia dos Direitos Fundamentais. Porto Alegre: Livraria do
Advogado, 1998.
VILLEY, Michel. O Direito e os Direitos Humanos. São Paulo: Martins Fontes, 2007.