Plano de Aula - Salto em distancia
O nome dado pela junção desses monômeros é chamada Polimerização, onde pode ocorrer 2 tipos, a polimerizarão de adição e a por condensação. Na polimerização por adição, a macromolécula final é formada pela soma de monômeros todos idênticos entre si. Nesse grupo, o monômero apresenta obrigatoriamente uma ligação dupla de carbonos, no mínimo. No decorrer do processo , ocorre o rompimento da ligação dupla, dando origem a duas novas ligações simples. A maior parte dos polímeros produzidos pela indústrias se dá pelo processo de adição.
Como exemplo, podemos citar:
Polietileno – formada pela união de muitas moléculas de etileno. Essa substância é muito utilizada na fabricação de recipientes para líquidos, sacolas plásticas,objetos domésticos, brinquedos e capas para fios elétricos.
PVC – produto da junção moléculas de cloreto de vinila, muito empregado na produção de tubos para encanamentos, discos, sapatos plásticos, filmes para embalagens, entre outros.
Já na polimerização por condensação, ocorrendo a eliminação de moléculas mais simples, e o polímero deve ser composto pela combinação de dois ou mais monômeros distintos entre si. Como nessas polimerização não é necessariamente apresentar uma duplas ligações entre os carbonos, Pelo menos é preciso apresentar dois tipos diferentes de grupos funcionais.
Polímeros dessa tipo podem ser encontrado facilmente na natureza, tais como:
Amido – composto pela condensação de milhares moléculas de glicose, com a perda de uma molécula de água. Trata-se da principal fonte de energia das plantas e das algas.
Kevlar: É uma poliamida, sendo que sua reação de