Plano de aula - poliédros
Profº:
Objetivo:Reconhecer diferenças e semelhanças entre os sólidos, saber visualizar os números de faces, arestas e vértices. Estimular a terem uma visão espacial mais aguçada.
Turma: 5ª e 6ª Série
Área de atuação: Geometria espacial
Temática: Poliedros Conteúdo: Construir Poliedros através de moldes, e identificar cada um, e desenhá-los em perspectiva.
Tempo estimado: 3 aulas / 3 dias
Planejamento: Organizar os alunos de forma coletiva, ou em duplas. Disponibilizar xérox dos moldes em anexo, e materiais de recorte e colagem para o primeiro dia. Papel sulfite para o segundo dia. Malha papel triangular, e régua de 30 cm para o terceiro dia.
Procedimento: 1ª aula De a cada aluno uma cópia dos moldes em anexo a este plano, peça a eles que pintem e recortem as figuras. Em seguida peça que dobrem os recortes sobres sobre as linhas, formando um vinco, feito isso peça que eles colem de forma que se fechem, formando um sólido. (lembrando que as abas são destinadas para a colagem). Pergunte aos alunos se elem reconhecem alguns dos sólidos, peça a eles para relacionar a algo que eles conheçam, no nosso cotidiano. Pergunte aos alunos o que esses corpos têm em comum. Espera-se que digam que todos têm cantos e pontas. Informe que iremos estudar os corpos não arredondados.
2ª aula Peça para observarem o cubo e contarem o número de lados. Depois informe que em geometria não dizemos “lado” e sim face. Então o correto é dizer que o cubo tem 6 faces.
Peça a eles para contar o número de cantos que o tetraedro tem. Depois informe que em geometria não dizemos “cantos” e sim vértices. Então o correto é dizer que o tetraedro tem 4 vértices. Agora com o prisma, seguindo o mesmo raciocínio, peça para eles contarem o número de arestas, mostrando visualmente o que seria as arestas. Assim esperando como resposta, 9 arestas. Assim com o conceito de faces, vértices e arestas já desenvolvidos, peça a eles para colocarem em um papel o nome dos