Plano de aula para trabalhar Ensino Religioso
1. Identificação Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental Tempo de duração: duas (02) horas aula Disciplina: Religião Professores: Adriana Lucena
2. Eixo referencial Culturas e Tradições – Apostila nº 12
3. Temática Religião
4. Conteúdo:
Falando sobre Religião e Religião Africana.
A expressão “Religião” deriva do latim re-ligare, que significa religar com o divino, no âmbito das concepções místicas, às percepções que vão além do mundo físico. A manifestação religiosa está presente em todas as culturas e pode ser definida como o conjunto das atitudes e atos pelos quais o homem se prende, liga-se ao divino ou manifesta sua dependência em relação a seres invisíveis tidos como sobrenaturais. Os mitos engendrados milenarmente reatualizavam e ritualizavam convicções que mantinham a estrutura das sociedades.
As concepções religiosas interagem com os meios sociais onde foram gestadas, contudo, são vivas, não estáticas, podendo ser inúmeras em uma mesma sociedade, portanto, uma religião também expressa uma estrutura em seu dinamismo e as tendências de um contexto particular. É a comunhão e a expressão própria do vínculo entre o profano e o sagrado e está presente no social.
Sociologicamente, as religiões são da ordem da cultura, portanto conhecimento adquirido, aprendido, transmitido e, assim, são condicionadas pelas relações existentes entre os homens em seus grupos sociais, de acordo com interesses dominantes, políticos, econômicos e biológicos. Estes fatores podem excluir certas posições possíveis da lógica espiritual, favorecê-las ou selecioná-las. Desta forma, a etnia ou a especificidade da matriz cultural, podem favorecer crenças, valores, ritos como formas comunitárias ou familiares de manifestação.
As religiões africanas no Brasil
O caso das religiões africanas no Brasil oferece uma gama de modelos, valores, ideais ou ideias, uma rica simbologia segundo certa visão mística do mundo em