Plano de Aula - Ovídio para o ensino medio
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA VERNÁCULAS
CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS
DISCIPLINA: ESTUDOS LITERÁRIOS IV – LITERATURA LATINA: TEXTOS FUNDACIONAIS
DOCENTE: DEMÉTRIO PANAROTTO
ACADÊMIC:
PRÁTICA DO COMPONENTE CURRÍCULAR:
A arte de Amar, de Ovídio, no ensino médio.
Motivação: Se compararmos as obras de Alencar e Ovídio, pode-se perceber algumas semelhanças no que diz respeito ao perfil da prostituição. Tanto em Lucíola quanto em A arte de Amar, há a figura da prostituta em contraposição à figura da matrona, sendo que em “Lucíola” há presença de uma personagem que apresenta dois perfis (Lúcia e Maria da Graça), enquanto que em A arte de Amar, apesar de não haver personagens, há dois modelos femininos bem distintos, que se apresentam sempre em indivíduos diferentes.
A idéia do projeto de aulas abaixo proposto é relacionar os perfis femininos em Lucíola, de José de Alencar e em A Arte de amar, de Ovídio, percebendo a diferença entre eles, relacionada ao período histórico em que as obras estão inseridas. Em Alencar temos uma protagonista típica do romantismo, com oscilações psicológicas o que a deixa mais complexa, já em Ovídio não temos personagens distintos e sim modelos universais, pois o clássico tenta fixar o universal.
Tema: O perfil feminino em Lucíola, de José de Alencar e em A arte de amar, de Ovídio.
Público Alvo: 2º ano do Ensino Médio.
Duração: 6 aulas de 55 minutos (3 semanas com 2 aulas cada).
Objetivos: Ao fim das 6 aulas (3 semanas) os alunos devem conseguir caracterizar operfil feminino estabelecido nas duas obras e relacioná-los.
Metodologia
1ª aula: Dar continuidade ao conteúdo teórico acerca do romantismo, iniciado em aulas anteriores. Introdução ao Romantismo de José de Alencar, com perfil do autor e caracterização geral das obras. Solicitar a leitura de “Lucíola”. Passar aos alunos um pequeno roteiro de leitura, para que se atentem ao perfil feminino.
2ª e