Plano de aula mistura das cores
Data: 11/04/2014
Escola:
Duração: 1 hora
Objetivos: Proporcionar a descoberta de novas cores e tons
- Observar as diferentes densidades por meio de experimentação.
Conhecimento prévio: As crianças do 1º ano do Ensino Fundamental estão trabalhando em suas aulas de ciências naturais, as cores, e já foi introduzido à elas as cores primarias, e partindo disto iniciaremos a descoberta de novas cores.
Desenvolvimento:
Iniciaremos a aula com uma conversa sobre as variedades das cores, dos tons e a diversidade de cores que podemos obter quando misturamos uma cor com a outra. Com anilina, iniciaremos nosso trabalho na intenção de obter diferentes tons e cores. Com essa mistura descobriremos outras cores.
Cada estudante terá uma garrafa pet 600ml, e a enchera com água;
Em cada uma destas garrafas iremos misturar dois tons de anilina (Amarelo, vermelho e azul), de acordo com a escolha do estudante;
Durante esta mistura será explicado que as cores primarias quando misturadas formam as cores secundárias;
Nesta mesma garrafa faremos a experimentação de densidade de objetos diferentes (gliter, bolinha de isopor, lantejoulas, estrelinhas etc.)
Iremos levantar hipóteses com as crianças do porque certos objetos bóiam e outros afundam, demonstrando que o menos denso bóia e o mais denso afunda.
Após colocar os objetos na garrafa iremos questionar as crianças sobre eles (As lantejoulas afundaram ou boiaram? As fitas de cetim afundaram ou boiaram? Qual deles é mais denso?
Realizado a experiência iremos conversar com os estudantes a respeito da experiência realizada, observando o que conseguiram entender com a experiência realizada.
Avaliação: Ocorrerá por meio de observação das respostas dos estudantes durante e depois da experincia.
Recursos utilizados: Garrafa, água, anilinas, lantejoulas, gliter, bolinhas de isopor, letrinhas e EVA e fitas de cetim.