Plano de aula lingua portuguesa
Tanto a língua oral quanto a escrita é fundamental na vida social de cada cidadão, pois, através dela comunicamos, temos acesso às informações, e transmitimos aquilo que aprendemos.
Através da linguagem a pessoa transmite sua cultura de acordo o que se aprendeu, através da pronuncia, do vocabulário adotado, da entonação e do sotaque, conseguimos saber muito sobre quem está falando, sua idade, sexo, profissão, escolaridade, sua origem, nível socioeconômico e até sua atividade profissional. Com a língua portuguesa aprendemos a falar corretamente, e a pessoa tem um papel melhor na sociedade.
É impossível trabalhar com qualquer tipo de língua sem antes se conscientizar da suas variações e multiplicidades de sentidos. Sempre que falamos em Língua Portuguesa, são muitos os comentários a respeito de suas dificuldades quanto ao uso daquilo que se chama norma culta. Mas, a língua é representada pela fala e pela escrita. E dentro deste contexto, tem que levar em conta os diferentes falares que podem variar de uma região para a outra, das diferentes classes sociais e mesmo das influências de outros povos. Mas apesar desta multiplicidade, é função do professor permitir que o aluno , apesar de sue falar cotidiano, conheça a norma culta padrão de sua língua materna, aplicando-a de acordo com o momento. Sabendo-se que a norma culta e a linguagem coloquial podem conviver de forma harmoniosa desde que se domine a estrutura e o funcionamento das duas formas.
Sugestao de atividade para mostrar ao aluno o uso da língua em suas práticas sociais:
Poema de Oswald de Andrade
Vicio na Fala
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.
Objetivo
-Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo;
-Valorizar as