Plano de aula interações ecológicas
Série: 1os anos do Ensino Médio
Tema abordado: Interações Ecológicas
Justificativa: O estudo de Interações Ecológicas é importante para se compreender as interações entre as espécies e entre processos e assim entender as mudanças que estão acontecendo nos ecossistemas. Além estudar as espécies é preciso compreender como elas se comportam dentro de sistemas funcionais dinâmicos dos quais fazem parte e as influências desse comportamento para todo o ecossistema.
Aula 1
Tema a ser abordado: Características estruturais de uma comunidade
Objetivos: Compreender o conceito de ecossistema, conhecer a estrutura e a dinâmica de uma comunidade.
Tempo utilizado: 1 hora/aula – 50 min.
Conteúdo Expositivo: Conceito de Ecossistema: Ecossistema (grego oikos, casa + systema, sistema: sistema onde se vive) designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região. Por comunidades entende-se um conjunto de diferentes espécies animais e vegetais vivendo em equilíbrio.
Características estruturais de uma comunidade/ a riqueza de uma comunidade: • Composição específica (espécies existentes); • Abundância das espécies; • Frequência relativa das espécies; • Fidelidade das espécies (migrar ou não); • Diversidade da comunidade. Os ecossistemas não são entidades fixas, estáticas no tempo, ao contrário, estão em constante modificação. Como se fossem organismos vivos passam por vários estágios, desde a juventude até a maturidade. Chamamos sucessão ecológica ao processador de mudanças gradativas na constituição das comunidades que se sucedem no ecossistema.
Dinâmica da comunidade:
Sucessão ecológica: sequência gradual de estágios do desenvolvimento de uma comunidade ao longo do tempo, desde seus estágios iniciais até seu completo desenvolvimento. A comunidade existente num dado instante da sucessão modifica o ambiente físico de tal forma que estas modificações permitam a instalação