Plano de aula - Inconfidência Mineira
2º ano do ensino médio
Conteúdo:
- Brasil Colônia
- Inconfidência mineira
Objetivos:
- Analisar as causas da Inconfidência Mineira, a partir dos instrumentos de controle e tributação coloniais.
- Analisar o conflito de interesses entre a Colônia e a Coroa Portuguesa.
- Conhecer os principais atores da Inconfidência Mineira.
- Discutir a construção de Tiradentes como herói nacional.
Tempo estimado: 4 aulas
Material necessário: Slides com imagens das telas de Pedro Américo - "Tiradentes supliciado” (1893), e de Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo - "Martírio de Tiradentes" (1893). Texto sobre a Inconfidência Mineira, disponível no livro didático. Também utilizarei o filme Os Inconfidentes.
Flexibilização: Irei antecipar as etapas desta atividade para a criança com deficiência intelectual. Mostrarei os slides que serão trabalhados e anteciparei a leitura do texto, contarei com a ajuda do AEE para desenvolver as habilidades de interpretação do aluno. Vou reforçar a apresentação das imagens, registrar as principais conclusões da turma no quadro para que este consiga acompanhar e compreender melhor o tema. Caso necessário, ampliarei o tempo de realização das etapas.
Desenvolvimento: Na 1ª aula explicarei aos alunos o que foi a Inconfidência Mineira, suas causas, objetivos e consequências. Na 2ª aula analisaremos juntos as imagens das telas de Pedro Américo e de Francisco Aurélio de Figueiredo, destacando a figura de Tiradentes. Na 3ª e 4ª aula, assistiremos “Os Inconfidentes”, e em seguida, faremos um debate sobre como os Inconfidentes foram retratados no filme.
Aula 1- Conteúdo aplicado:
Utilizarei com os alunos o livro didático, mostrando os objetivos da que levaram a inconfidência, e as razões pelas quais os inconfidentes não conseguiram levar seu plano adiante. Darei ênfase a figura de o Tiradentes, militar, que tinha contato com a elite da época, e se identificava como líder.
Aula 2 - Conteúdo aplicado: