Plano de Aula Gênero
Desde a primeira infância, meninos e meninas desenvolvem uma forte noção das diferentes expectativas sobre como devem se comportar e se relacionar com os outros. Estas noções são ensinadas e reforçadas por seus pares, família, mídia, escola e comunidade às quais pertencem, por meio de um processo complexo e dinâmico de socialização. Sofremos também, interferências de valores de acordo com a religião, classe social e etnia.
Desta maneira, nossa identidade vai sendo construída antes mesmo de nascermos. Durante a juventude, esta construção é uma das tarefas mais marcantes e cruciais para a transformação de um jovem em adulto. Este processo implica em questionar e dar um novo significado ao que a sociedade, a família e os pares dizem sobre o devemos ser, pensar e desejar para nós e para os outros.
A questão de gênero é importante porque estabelece expectativas culturais a respeito do que se espera de um homem e de uma mulher num determinado momento histórico. Então, se por um lado o gênero norteia a construção de nossas identidades, por outro pode gerar relações de poder no que se refere ao acesso de homens e mulheres aos recursos sociais, econômicos e ao poder de decisão nas relações interpessoais.
É também importante diferenciar as questões de gênero das de sexo e sexualidade. Sexo refere-se aos atributos e características biológicas que identificam uma pessoa como sendo homem ou mulher. Sexualidade é a expressão de nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos relacionados a ser homem ou mulher, seja em relação ao amor ou ao sexo.
As questões de gênero são complexas e múltiplas, ou seja, variam de acordo com a cultura e o momento histórico, e permitem algumas adaptações para cada homem e cada mulher, a partir das histórias e escolhas particulares.
O trabalho com as questões de gênero com os jovens no mundo atual configura um desafio, porque os adultos trazem em suas identidades, marcas de um outro tempo que, muitas vezes, entram em conflito com as