Plano de aula - ginastica escolar
Conteúdo: Brincadeiras em grupos; * 1º atividade: Alongamento;
* 2º atividade: Corrida de revezamento: vivenciando atividades com bolas, arcos e cordas;
- Material: Duas bolas, dois arcos e duas cordas;
- Formação: A turma se dividira em duas equipes, com o mesmo numero de pessoas e se posicionara uma ao lado da outra.
- Desenvolvimento: À frente de cada fila, os alunos irão encontrar uma bola, um arco e uma corda.
A brincadeira acontecera de tal maneira: O primeiro membro de cada fila, ao comando do professor, ira se deslocar (correndo), ate o local que se encontrarão os materiais, chegando lá, escolhera um deles e voltara para sua fila praticando alguma atividade com o material (ex: Pulando corda, quicando a bola, brincando com o arco na cintura, entre outros). Ao retornar a sua equipe, entregara o que tiver sido escolhido para o segundo da fila, esse respectivamente terá que pegar e voltar correndo para o local dos materiais, fazendo a mesma atividade que o seu colega veio fazendo. Chegando lá, escolhera outro material, que não seja o mesmo que esteja com ele. E assim sucessivamente. Ganha a equipe em que primeiro retorne seus membros a posição inicial.
* 3º atividade: Contornando o cone;
- Material: Dois cones;
- Formação: Alunos divididos em dois grupos, com o mesmo numero de pessoas.
- Desenvolvimento: Um aluno corre em direção ao cone, contorna – o e volta, quando então dois alunos do seu grupo devem correr juntos até o cone, fazer o contorno e voltar, para que três alunos façam o mesmo, numa escala crescente, ate que todos os componentes da equipe realizem a atividade. * Observação: Os alunos deverão correr juntos com os braços entrelaçados.
* 4º atividade: Quicando, passando e arremessando;
- Material: Duas bolas;
- Formação: Alunos divididos em duas equipes, com o mesmo numero de membros, disposta em colunas e cada qual com uma bola.
- Desenvolvimento: O primeiro aluno de cada