plano de aula geografia
Como vimos a criança no processo de alfabetização passa por cinco níveis conceptuais, pré- silábico em que a criança a criança começa a diferenciar letras de números, desenhos ou símbolos e reconhece o papel das letras na escrita. Percebe que as letras servem para escrever, mas não sabe como isso ocorre, e muitas vezes a criança acredita que as letras ou silabas não se repetem na mesma palavra.
No nível intermediário I se caracteriza por um conflito, a criança foi provocada a repensar a certeza do nível pré-silábico e fica sem saída, pois não consegue ainda entender a organização do sistema linguístico. Muitas vezes há a negação da escrita, pois o aluno acredita que não sabe escrever.
No nível silábico, a criança sente- se confiante porque descobre que pode escrever com lógica, ela conta nas palavras os pedaços sonoros, as silabas e coloca um simbolo ou letra para cada pedaço.
No nível silábico alfabético, a criança passa por mais um momento de conflito, onde ela precisa negar a lógica do nível silábico, a criança está um passo do nível alfabético.
No nível alfabético, a criança reconstrói o sistema linguístico e compreende a sua organização, ela transpõe a porta do mundo e das coisas escritas, conseguindo ler e expressar graficamente o que pensa ou fala.
Bom como vimos nas aulas o professor ele lidará com inúmeros desafios no processo de alfabetização dos seus alunos, no nível intermediário I, o professor terá que por meio da sua postura , bem como na estimulação linguística presente no meio, ajudar o aluno a buscar e repensar, não desanimar. O professor também precisa também no nível silábico alfabético, intervir, pois poderá trabalhar atividades que levem a criança a observar a distância entre sua escrita e a escrita do adulto, o professor poderá refletir com ela sobre o